fbpx

Como divulgar minha marca?

Quando falamos em divulgar uma marca, falamos implicitamente de comunicação. A comunicação no caso, é a forma que você mostrará ao mercado seu produto, sua marca ou qualquer outro assunto relacionado ao seu negócio. Para isso, existem diversas ferramentas: Anúncios de revista, embalagens, folhetos, cartão de visitas, promoções, sites, mídias sociais, rádio ou televisão… Enfim as ferramentas são inúmeras!

Cadu Ideias Como divulgar minha marca?

Porém nem toda forma de divulgação que dá certo em uma empresa, dá certo em todas as empresas. O que realmente vai fazer esta ou aquela divulgação dar certo ou não, é o fato de você conhecer ou não os seus clientes.

Quem é o seu público? Como ele se comporta?

Quando você conhece a pessoa que consome seu produto, você implicitamente sabe como deverá se dirigir a ele. Portanto não existe fórmula mágica! A forma com que você atinge a dona de casa não é a mesma com que você vai atingir os jovens de 13 a 17 anos. Para cada público, existe uma forma de abordagem.

 E isso também é importante na hora de fazer seu material gráfico: Qual é o meu público? Como deve ser o perfil do meu material gráfico? E do meu site? Sério? Despojado? Moderno? Engraçado? Na verdade este perfil deve ser definido até antes de você criar a marca.

Onde minha marca será exposta?

 Além do público, é preciso analisar as circunstâncias as quais o meu produto deverá ser submetido. Se você contrata um designer gráfico para que faça uma embalagem para o seu produto, é preciso dizer como e onde seu produto será vendido. Se no caso você for vendê-lo em um supermercado sua embalagem tem que ser daquelas que o cliente olha, pega, gosta e compra. E para isso, contratar um designer gráfico é essencial!

 Se você vai montar uma faixa, é necessário saber quem é seu público alvo: motoristas ou pedestres. Caso seja os motoristas, ela deve ter pouco texto (no máximo três linhas).  Um carro em velocidade não dá tempo para que o motorista leia um texto muito grande. Já o pedestre tem mais tempo. Isso tudo precisa ser considerado na hora de pensar uma faixa.

 Ou seja, não basta apenas fazer, mas é preciso pensar o perfil do seu público e considerar como e onde esta peça será aplicada.

Conheça hábitos e linguajares do seu público para divulgar bem sua marca

 Se você atua na indústria da moda jovem por exemplo, você deverá usar a mesma linguagem de comunicação que os jovens (perfil do consumidor) para que ele entenda e se identifique com a proposta de valor de sua marca e produto.

 Perceba que por trás de cada peça publicitária, existe uma comunicação. Ela varia conforme a situação e o público que você pretende atingir. O bom designer gráfico precisa ao ser contratado, encher o cliente de perguntas para colher dele o perfil ideal para montar a sua linha de criação. A você, cabe conhecer cada vez mais o seu público e mostrar ao seu designer quem ele é de fato.

 Até a próxima!
Cadu

Deixe uma resposta

Fechar Menu