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Como inserir minha empresa nas redes sociais?

Em tudo na vida planejamento é essencial. Como eu já disse em outras postagens, quem deseja inserir sua empresa nas mídias sociais precisa primeiramente mudar a mentalidade e pensar de forma interativa. Porém só isso não é suficiente: é preciso planejar.

Cadu Ideias Como inserir minha empresa nas redes sociais?

Quando você pensa em criar uma página no facebook ou abrir uma conta no instagram para a sua empresa, é preciso antes de tudo saber para onde você deseja ir. É preciso organizar todas as informações para que os internautas conheçam seu negócio e sintam-se seguros para acompanhar suas postagens. Desde a criação de uma conta em uma determinada rede social até as postagens mensais, é preciso pensar antes de agir.

Além disso, quando se pensa em mídias sociais, existem algumas coisas que são imprescindíveis para expandir sua marca: equipamentos adequados, tempo para trabalhar nas mídias digitais e um pequeno investimento financeiro.

Equipamentos para uso da empresa nas redes sociais

Cadu Ideias Como inserir minha empresa nas redes sociais?  Quando eu assumo um cliente e passo a cuidar das suas mídias sociais, uma das coisas que eu peço, é que eles tenham uma boa câmera digital. Este é um equipamento que você que deseja cuidar com carinho das suas redes sociais não pode deixar de ter. Não precisa ser uma câmera cara, mas que seja boa. Devido à modernidade dos equipamentos digitais, existem celulares que realmente fazem belas fotos. Mas a câmera digital tem diversas vantagens:  a imagem tem melhor definição, as fotos podem ser aproveitadas em mídias gráficas como folders, cartazes e outdoors. Quando se trata de empresa, eu desaconselho o uso de celulares e recomendo o uso de máquinas digitais. Para empresa, a qualidade da imagem é essencial.

Eu costumo usar uma câmera Sony Cyber-shot  para fazer as minhas fotos. É parecida com esta que você vê ao lado. Não é uma super câmera, mas faz fotos muito legais, sobretudo se você tem uma luz adequada para o ambiente (falaremos disso mais adiante). Outra coisa: para fazer mídias digitais é importante pensar em um “cenário” elegante para fotografar seus produtos. Afinal de contas, o efeito visual é um forte aliado para atrair pessoas para as suas mídias digitais.

Tempo disponível

Durante um tempo, eu acreditei que as empresas deveriam entregar suas mídias sociais a uma agência digital ou a um profissional da área, e estava tudo resolvido. Hoje eu vejo que estava enganado. Pelo menos em parte. Hoje penso que o empresário precisa ter um tempo disponível para as redes sociais. Sim, eu sei que tempo é o componente mais caro do seu dia. Mas ainda assim é importante!

Ninguém conhece mais o seu cliente do que você. E é você quem está no dia a dia da empresa, percebendo o que pode ou não propiciar interatividade. No entanto, sabemos que a criação de conteúdo e criação de artes digitais demandam tempo e um certo trabalho. Portanto pesando pós e contras, eu defendo que, quando possível, haja um sistema de gestão compartilhada, no qual o dono da empresa possa participar de todo o processo. Por isso você precisa dedicar algum tempo do seu dia para trabalhar nas mídias sociais da sua empresa, com estratégia e organização.

Investimento

Um dos maiores erros de quem se aventura nas mídias sociais, é pensar que você pode conseguir alcançar o status das grandes empresas sem investir nenhum centavo. É verdade que a divulgação nas mídias sociais atualmente é bem mais barato do que investir em mídias gráficas. No entanto, se aventurar nas mídias sociais com a “mão fechada”, é estar fadado ao fracasso. O valor que você vai investir varia muito, mas com um planejamento adequado o retorno vem.

O valor varia: você irá contratar um designer para produzir parte do seu conteúdo? Ele vai só criar as postagens? Vai monitorar sua página? Vai responder os internautas? Pensa em contratar uma agência? Vai tentar você mesmo criar o eu conteúdo? Além disso, é preciso perder o medo e usar algumas ferramentas disponíveis. Como exemplo temos o Facebook ads. Por isso no fim do mês você sempre terá um custo e este precisa ser planejado e estar dentro de um orçamento.

Contrato agência, designer ou tento fazer sozinho?

Bom, sozinho realmente eu não aconselho. Por que nessa área você precisa ter uma experiência pessoal. No mínimo saber usar um bom editor de imagens, pensar em como passar a informação da forma adequada e se você não é no mínimo um designer a coisa não vai funcionar.

Se você tem uma boa grana disponível, vale a pena contratar uma agência digital. Se você não tem tanta grana assim, vale a pena buscar o trabalho de um designer gráfico que tenha experiência em redes sociais. Neste caso o valor varia e a qualidade também. Então é preciso procurar.  Se você deseja dar uma cara profissional a sua empresa, contrate os serviços de um profissional da área para fazer aquilo que você não pode fazer.

Só fique atento a duas coisas:

  1. Não deixe tudo na mão do designer. Converse com ele, quebre a cabeça, explique o que você quer. Afinal de contas a empresa é sua.
  2. Fique esperto: Não contratar alguém barato demais. No fim das contas o trabalho não sairá como deve sair. É aquela velha máxima: o barato demais às vezes sai caro.

Isso é apenas uma introdução sobre o assunto. E veja como em pouco tempo abordamos tantos temas importantes. Mas não se preocupe: vamos aprofundar tudo isso. Por isso precisamos sim planejar tudo para que a execução aconteça da forma desejada.

Por hoje eu fico por aqui. Abração do Cadú.

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