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Qual a diferença entre perfil e página do facebook?

Pode ser que esta postagem não sirva tanto para você que já tem um certo traquejo com o Facebook. Mas acredite: Tem muita gente que não sabe a diferença entre um perfil e uma página. E pior: ainda existe muita empresa alimentando um simples perfil ao invés de uma fan page.

Cadu Ideias Qual a diferença entre perfil e página do facebook?

Isso é mais comum do que se imagina. Por isso, quero falar sobre cada uma delas e explicar a importância de uma página (ou fan page) para aqueles que desejam se utilizar desta rede social para divulgar sua empresa, produto ou serviço.

O que é um perfil?

Quando criamos uma conta no Facebook, imediatamente ele nos dá um perfil, que é a nossa conta. Com ela podemos procurar amigos, adicioná-los aos nossos contatos, publicar imagens, textos, vídeos e partilhar tudo isso com os nossos amigos.

Pessoalmente, eu acho esta palavra “amigos” um pouco fora de contexto. Afinal de contas nem todas as pessoas que me adicionam não são de fato meus amigos. São contatos. E ao adicioná-los podemos acessar tudo o que eles postam, bem como as opiniões que expressam.

Aliás, a palavra que define bem um perfil é essa: expressão. No seu perfil pessoal, você pode postar o que quiser: piadas, opiniões, temas controversos, fotografias de cunho pessoal, etc. É um espaço SEU para você se mostrar ao mundo. É algo muito pessoal, muito íntimo e possui ferramentas próprias para esta interatividade. Óbvio que quando eu digo “postar o que quiser”, estou levando em consideração pessoas com uma índole social normativa. Mas via de regra e respeitando os limites sociais, você tem essa liberdade.

O que é uma página então?

Quando falamos de página, falamos de um espaço profissional, que o facebook disponibiliza para a divulgação de artistas, profissionais, empresas, comunidades sem fins lucrativos e grandes organizações.

Se você quer divulgar algo de forma mais profissional, é de uma página que você precisa. É este espaço que o facebook disponibiliza para quem deseja divulgar os seus produtos e serviços. Ela serve para criar uma rede de contatos voltados especificamente para a sua empresa.

É importante dizer: para criar uma fan page,  é necessário ter um perfil pessoal. Após criá-lo, há a possibilidade de criar várias fan pages e administrá-las por meio do seu perfil.

Digamos que você tem uma empresa e uma banda de rock. Após elaborar o seu perfil pessoal, poderá criar uma fan page para a sua empresa e outra para a sua banda. Com isso você terá um perfil para os amigos pessoais, uma fan page para sua empresa e os produtos que você vende e outra para os fã da sua banda. É aquela máxima: “cada um no seu quadrado”.

Diferenças entre um perfil e uma fan page

Quando se cria uma fan page, o facebook disponibiliza ferramentas diferenciadas porque entende que o trabalho a ser executado é profissional. Por isso, a fan page tem algumas características específicas que o perfil pessoal não tem. Veja:

  • As fan pages podem ser indexadas pelos motores de busca. Quem procurar sua empresa no google ou no yahoo vai achar. Mas se você ainda tiver usando um perfil pessoal para divulgá-la, não será encontrado;
  • A fan page disponibiliza dados estatísticos sobre as visitas e participações dos seus seguidores: número de interações, entradas e saídas de fãs, feedback dos conteúdos inseridos;
  • As pessoas que seguem sua fan page não precisam ser, necessariamente, conhecidas. Não há necessidade de aprovar uma a uma. Elas simplesmente curtem a página e passam a receber o seu conteúdo na timeline.
  • A fan page pode ter seguidores ilimitados, enquanto o perfil pessoal pode ter no máximo 5.000 seguidores.
  • A fan page permite publicidade enquanto o perfil pessoal não. Embora não seja tão comum de acontecer, o facebook pode excluir uma postagem de um perfil pessoal que fale de venda ou tenha um cunho comercial.
  • A fan page pode ter vários administradores enquanto um perfil pessoal não.

Resumindo:

Quem deseja fazer a divulgação de uma empresa (mesmo que pequena), serviço ou produto, precisa ter uma fan page. Agora se o seu desejo é apenas interagir com os amigos em uma rede social, basta ter um perfil pessoal e ser muito feliz.

Até a próxima e um abração do Cadú

Este post tem 4 comentários

  1. Olá! Entrei no seu site e gostei bastante: textos claros e objetivos.
    Moro em uma pequena cidade do interior e tenho o que chamam de “bodega”. Aqui vendemos de tudo.
    Com o tempo comecei a postar os produtos que vendemos, sobretudo os doces caseiros no meu facebook e as pessoas começaram a procurar. Dai um dia me falaram nessa página profissional ou fan page como você diz. Tenho medo de criar esta fan page e perder meus clientes que já esperam as postagens no meu perfil pessoal. Preciso mesmo fazer isso? E como você me indica realizar esta mudança?

    Desde já obrigada.

    1. Olá Olívia.

      Realmente esta transição não é muito fácil, mas confie no que eu digo: dá certo! :).
      Colocando sua empresa em uma fan page, você conta com todos os benefícios que eu já citei na matéria. E esta transição pode ser lenta: você cria a fan page, fixa uma data e vai avisando aos seus amigos que a partir daquela data, você não postará mais assuntos profissionais no perfil. Vai enviando mensagens a todos informando da fan page, faz um investimento no facebook ads divulgando a página, e como seu estabelecimento é bem frequentado, vale até a pena criar um cartaz ou um panfleto informando a mudança. Com o tempo as pessoas se acostumam e você pode ampliar seu público com pessoas que são “fãs” do seu estabelecimento, mas não são seus amigos pessoais.

      Qualquer dúvida, fale comigo.
      Abração do Cadú.

  2. Perfeito esclarecimento. Obrigada.

    1. Oi Leo.
      Fico feliz por ter entendido. Estive olhando seu trabalho e continua excelente. A única coisa que acho interessante é separar seu perfil pessoal da empresa Aromas de Maria. E depois disso ir organizando as coisas. Continuo apostando no sucesso do seu trabalho. E obrigado pela visita. Indique o blog para o seus amigos. Abração do Cadú.

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