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Cadu Ideias Usando o Facebook Insights para avaliar o andamento da minha página no Facebook

Usando o Facebook Insights para avaliar o andamento da minha página no Facebook

 

O grande desafio dos empreendedores ainda é não saber se sua rede social está dando resultado. Existe uma certa dificuldade para entender os números que são apresentados pelas mesmas redes sociais com relação a sua página. No caso do Facebook, a ferramenta “Facebook Insights” facilita muito esse trabalho.

É importante frisar que todas as redes sociais contam com uma ferramenta chamada Analytics. Elas disponibilizam números e métricas interessantes para a sua análise e no Facebook não é diferente.

Saiba também que as métricas das redes sociais não são fáceis de analisar. Mesmo os profissionais que atuam na área gastam muito tempo para estudar as métricas e fórmulas. No entanto vamos trazer algumas luzes para você, utilizando essa ferramenta do Facebook.

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Acessando, analisando e conhecendo a ferramenta

Para acessar o Facebook Insights da sua página clique na aba “informações”, como na imagem abaixo:

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Ao acessar o Facebook Insights, você verá uma página contendo diversas métricas que servirão de base para que você consiga traçar as suas metas e objetivos.

Observe que na esquerda você encontrará um menu com diversas opções de métricas para serem observadas. Vale a pena entrar em cada uma delas e ver suas particularidades.

Importante: quando você cria uma página o Facebook leva em média sete dias para começar a emitir dados. A seguir destacamos as partes mais importantes do Facebook Insights. No entanto a depender da sua estratégia de marketing, pode ser que você necessite utilizar outras métricas.

Facebook Insights: Aba de Visão Geral

No campo de visão geral, você tem um resumo da sua página. Ali você verá as principais métricas: Ações da Página, Visualizações, Alcance, Curtidas, Envolvimento e outras. Esta página serve como um panorama de como anda o seu trabalho. Por isso é bom observar sempre que possível essa página. Desse modo você vai se familiarizado com os seus números, notando oscilações positivas e negativas.

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Facebook Insights: Aba de Curtidas

A página de curtidas mostra como anda a evolução de seguidores da página. Porém ela engana muitos empreendedores, pois ela traz uma falsa ideia de grandeza. As curtidas tem o seu valor no que diz respeito a comunidade que se cria em torno do seu negócio. No entanto, você pode ter muitas curtidas e ninguém comprar o seu produto. Portanto não confie inteiramente nessa métrica. Ela é boa, mas não é tudo. Existem muitas páginas que não tem tantas curtidas assim, mas vendem muito por causa das suas estratégias.

Na aba de curtidas, dois dados são muito interessantes: o total líquido de curtidas e onde as curtidas na sua página ocorreram. Com o total líquido de curtidas você tem uma noção do mês em que houve mais curtidas (média do mês), podendo repetir os mesmos modelos de postagens que funcionaram para atrair novos seguidores.

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A parte de “descurtidas” também é muito valiosa: com ela, você consegue entender quais publicações podem ter incentivado um seguidor a desistir de seguir a sua página. Clique na aba da direita e observe o tanto as curtidas, como o toral líquido de curtidas. Ouso dizer que as métricas negativas (no caso das descurtidas) são mais importantes do que as curtidas, pois seguidores insatisfeitos podem influenciar outros.

Facebook Insights: Aba de Alcance

O alcance é o número de pessoas que viram suas publicações. Esse alcance pode ser orgânico ou pago. Isso é muito bacana para você avaliar o quanto vale a criar postagens pagas e como essas postagens chegam nas pessoas.

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Quando você acessar a aba alcance, uma boa dica é analisar também o gráfico chamado de “Ocultar, Denunciar como Spam e Descurtidas”. Nessa aba você consegue ver o número de pessoas que não estão satisfeitas com as suas publicações. Você consegue saber o dia, e consequentemente as publicações que não caíram no gosto dos seus seguidores.

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Facebook Insights: Aba de Publicações

Essa é a mais importante das abas do Facebook Insights. Nela você consegue dados como o alcance específico de cada postagem, o envolvimento das pessoas com a sua publicação, o número de curtidas, cliques e compartilhamentos de cada mensagem além de saber os dias em que seu público acessa mais o Facebook e a hora que eles acessam ajudando você a preparar uma estratégia para que as suas publicações tenham ainda mais visibilidade.

Analisando o seu quadro, você consegue saber quando usar as postagens nos dias mais importantes da sua semana além acompanhar o andamento dela. Com isso você poderá repetir o modelo de postagens que deram certo, bem como deixar modelo de postagens que não tiveram retorno e ir aprimorando seu trabalho nas redes sociais.

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Facebook Insights: Aba de Pessoas

Esta é a última aba serve para você conhecer um pouco mais do público que frequenta sua página, ou seja, aqui você terá um excelente material para trabalhar. Aqui você fica por dentro do sexo que mais frequenta a sua página bem como a faixa etária desse público e a cidade onde a maioria do seu público frequenta. Além dos seguidores, você também tem este mesmo perfil para pessoas alcançadas (ou seja, pessoas que de alguma forma viram suas publicações) e pessoas envolvidas pelas suas publicações (pessoas que clicaram, comentaram ou curtiram de alguma forma suas publicações).

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Conclusão

Embora o Facebook Insights seja uma ferramenta muito intuitiva, é preciso muito estudo para conhecer as métricas e aprender a utilizá-las no Gerenciamento das Suas Redes Sociais. É preciso gastar um tempo para interpretá-las, estudá-las e entendê-las até porque contra números não existem argumentos. E tendo os números a seu favor, você então poderá traçar metas e objetivos tangíveis e ter mais segurança no trabalho que você está desenvolvendo.


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