fbpx
Cadu Ideias O QUE É UMA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL E QUANDO VOCÊ PRECISA DE ALGO ASSIM?

O QUE É UMA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL E QUANDO VOCÊ PRECISA DE ALGO ASSIM?

A coisa mais normal do mundo quando alguém deseja inserir sua empresa no mundo digital é ter dúvidas. Sobretudo quem não tem muito contato com o universo digital, que venhamos e convenhamos, é cheio de detalhes e sutilezas que fazem toda diferença. É justamente nesse momento que o empresário precisa de uma consultoria de marketing digital.

O consultor de marketing digital é um profissional que vai auxiliar você e a sua empresa a adentrar no mundo digital. Ele vai ajudar a você a identificar as suas maiores necessidades. Ele oferecerá a você as melhores alternativas, soluções e ferramentas necessárias para que seus objetivos sejam atingidos.

Mas se engana quem pensa que o serviço de consultoria de marketing digital é coisa para empresas que estão começando. Hoje grandes empresas, costumam contratar o serviço de consultores para identificar eventuais aspectos que podem ser trabalhados posteriormente.

A questão é que como esse universo é relativamente novo. Por isso somente agora é que as empresas vão se conscientizando que marketing digital exige profissionais qualificados e uma estratégia de marketing digital sólida. Somente agora elas percebem que o que vale são resultados reais, e não trabalhos de amadores que “mexem com Internet”.

Para quê serve uma Consultoria de Marketing Digital?

Diagnóstico de Problemas – Cabe a um consultor de marketing digital encontrar problemas e falhas no desempenho da empresa dentro do mundo digital. Para isso, o consultor faz uma análise de tudo que a empresa já produz. Ele verifica não apenas os erros, mas as oportunidades que a empresa pode explorar e ainda não o faz. Site, redes sociais, blog, email, tudo é avaliado.

Planejamento – Diante da análise das dificuldades encontradas e das oportunidades ainda não exploradas, o consultor também pode elaborar um planejamento estratégico. Ele vai levar em consideração os objetivos da empresa e o valor que ela pode dispor para esse projeto. Com isso, a empresa tem um ponto de partida para a sua otimização, pois os objetivos tem a sua especificidade e o tempo para a sua execução.

  • Quais tipos de campanhas são mais favoráveis para sua empresa?
  • Qual o posicionamento que sua empresa deve ter?
  • Qual a melhor ferramenta para lançar suas campanhas?
  • Quais características de sua persona podem ser melhores trabalhadas na jornada de compra?
  • Quais palavras-chaves estão sendo desperdiçadas pela sua equipe?

Metodologia de implementação – Depois de um planejamento bem feito, o consultor de marketing digital pode ajudar a empresa a realizar o planejamento. Cabe a ele indicar os melhores caminhos, ferramentas e profissionais, levando em consideração o custo-benefício da empresa. Além disso, o consultor poderá treinar a sua equipe no uso das ferramentas e orientar você com relação aos profissionais contratados afim de explorar as suas potencialidades.

O que não está incluso em uma Consultoria de Marketing Digital?

É preciso entender que o trabalho de consultor de marketing digital é um trabalho de planejamento estratégico. Esse profissional vai identificar as necessidades, criar um planejamento estratégico, indicar as melhores alternativas e treinar você e sua equipe, no entanto ele não irá executar o trabalho.

Não será o consultor de marketing digital que vai criar o seu site ou que vai melhorá-lo. Ele também não criará seus perfis nas redes sociais, nem as suas postagens. Ele não é o executor e nem o “ferramentista”, ou seja, a pessoa que vai colocar a mão na massa.

O papel do consultor é orientar as atividades e possivelmente sugerir fornecedores para execução, não realizá-las! Por isso não adianta contratar um consultor digital, se você não tem um profissional para executar.

Existem Consultores de Marketing Digital que tem diversas habilidades e podem eventualmente, mediante um contrato a parte, executar o planejamento. No entanto o ideal é que o consultor seja o estrategista, e o executor seja outra pessoa.

Outra coisa: Geralmente uma Consultoria de Marketing Digital é cobrada através de um pacote de horas. Por isso é importante que tudo esteja devidamente alinhado entre a empresa e o consultor, como por exemplo os dias e horários em que ele deverá estar na empresa, os dias e horários que o empresário poderá tirar dúvidas, conversar via whatsapp ou outra ferramenta, prazos etc.

Precisa uma consultoria para a sua empresa?

O convite é simples: Entre em contato comigo (o contato você encontra aqui mesmo no blog). Atendemos clientes de todo o Brasil, fazendo contatos via Whatsapp. Já são mais de seis anos no mercado, ajudando empresas incríveis a encontrar os melhores clientes, através de ações de sucesso no Marketing Digital. Vamos conversar sem compromisso e estabelecer uma parceria de sucesso? Aguardo você!

Deixe uma resposta

Fechar Menu