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O curioso case de marketing do Burger King

Imagine que você tenha uma página com mais 38 mil seguidores. Você teria coragem de fazer uma ação de marketing para perder 30 mil fãs e ainda festejar por isso?

Parece loucura mas isso já aconteceu. Em 2013, a DIST Creative lançou uma das campanhas mais ousadas e interessantes que eu já vi. Nela, o Burger King da Noruega oferecia Big Macs grátis para os fãs da sua página no facebook que topassem receber um vale do lanche pelo correio. Porém quem aceitasse, seriam bloqueado definitivamente da sua fan page. O caso é real e pode ser conferido aqui.

Cadu Ideias O curioso case de marketing do Burger King

O resultado é que dos 38.000 seguidores da página (na época) apenas 8.481 pessoas permaneceram fiéis. Você deve estar pensando: nossa, o pessoal do Burger King ficou maluco então!

Que nada. A sacada foi tão perfeita, que virou um dos cases de marketing mais interessantes do mundo.  Mas por quê?

Entenda a jogada de marketing da campanha

Segundo a equipe de marketing que criou a campanha, os seguidores fiéis da página do facebook, proporcionaram um aumento nas vendas em toda Noruega. Além disso o Burger King teve um engajamento cinco vezes maior do que no tempo dos 38 mil seguidores.

Um estudo publicado na Mashable em 2012 afirma que apenas 6% dos fãs realmente se engajam nas páginas das marcas no Facebook. Este mesmo documento diz que o que realmente faz diferença são os super fãs (que são os mais devotados). O estudo concluiu que o engajamento de cada um dos 20 super fãs de uma marca é igual ao de 75 fãs medianos. Por mês, os chamados super fãs curtem dez vezes e postam cinco comentários em páginas de marca. Eles também curtem e comentam mais os posts do que os fãs medianos.

Já se passaram mais quatro anos desta campanha. Hoje o Burger King da Noruega hoje conta com quase 20 mil seguidores. As opiniões se dividem, já alguns são contra a campanha e outros a favor, e nos levam a pensar: Vale mais ter um número menor de clientes fiéis, ou um número enorme de seguidores que trocam seu produto por qualquer oferta?

Um Abração do Cadú

Este post tem 2 comentários

  1. Eu acho que abrir mão de tanta gente beira a loucura mesmo, sem falar que podia ter feito uma campanha mais positiva e tentado fidelizar mais os clientes. Porém se a empresa afirma ter dado certo quem sou eu para discordar?

    1. Como eu disse, o lance é polêmico. Mas essas grandes agências não fazem isso sem uma pesquisa de mercado então penso que foi mais seguro para eles do que pensamos. Mas isso nos leva a um questionamento interessante: estamos trabalhando para tornar nossos seguidores pessoas fiéis? Abração.

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