fbpx
Cadu Ideias Criar um site no Wordpress: Vantagens e desvantagens

Criar um site no WordPress: Vantagens e desvantagens

Os olhos do consumidor estão voltados para a internet, e por isso toda empresa que tenha o mínimo de visão comercial sabe que precisa de um site. Uma das ferramentas mais procuradas por quem deseja um site é o WordPress. No entanto ao criar um site no WordPress requer uma análise bem feita, levando em consideração as suas vantagens e desvantagens.

Neste artigo traremos para você uma análise detalhada desta ferramenta. A partir disso, decida se vale ou não a pena criar seu site no wordpress.

Trabalho com WordPress desde 2007, tendo inclusive ganhado um prêmio com o Blog Católico Dominus Vobiscum em 2011. E a minha experiência na área diz que na hora de criar um site, as pessoas optam pelo WordPress. Ainda assim vale a pena frisar que os pontos levantados aqui tem como base o meu ponto de vista com base na minha experiência pessoal.

Um outro aspecto que vale a pensa frisar é que o que eu vou escrever aqui diz respeito ao WordPress.com e não ao WordPress.org (são ferramentas diferentes que em breve explicarei a diferença).

Antes de criar um site no wordpress é preciso saber: O que é o WordPress?

WordPress é um software de código aberto que atua como um gerenciador de conteúdo (CMS), também conhecido como plataforma de publicação. É um dos CMS mais utilizados do mundo. Para você ter uma ideia, estima-se que 29% dos blogs e sites existentes do mundo sejam feitos com o WordPress.

Por ser um software de código aberto, ele conta com uma comunidade fervorosa. A colaboração entre membros da comunidade ocorre de diversas formas, indo desde a criação de novas funcionalidades até a publicação de artigos de ajuda e respostas para dúvidas no fórum da plataforma.

Além do WordPress, existem outras ferramentas do tipo CMS que cumprem propósitos semelhantes, como o Joomla, o Drupal e outros, mas com toda certeza o WordPress se destaca entre seus pares.

O WordPress usa PHP e MySQL, linguagens que são suportadas por todos os serviços de hospedagem de site. Em contrapartida, uma hospedagem especializada em WordPress pode dar a você muita vantagem em velocidade, desempenho e principalmente confiança.

Normalmente, os CMS são usados para blogs, mas um site feito em WordPress pode ser facilmente transformado em uma loja e-commerce. Assim sendo, eles também podem ser usados para portfólios, jornais online ou qualquer outro tipo de temática que você quiser.

Principais vantagens em criar um site no wordpress

  • É gratuito e Open Source – Isso é muito bom para quem está iniciando. Sendo uma ferramenta de código aberto, todos os dias alguém está atualizando a ferramenta e tornando ela ainda melhor.
  • Fácil de criar e editar – A verdade é que mesmo você sendo um iniciante, você ao criar um site no wordpress, verá que a ferramenta é intuitiva e simples. Você não terá muitas dificuldades em publicar ou editar postagens.
  • Facilidade para migração – Se por algum motivo você necessitar migrar seu site, com o wordpress você consegue fazer isso sem ter muito trabalho.
  • Comunidade Mundial de usuários – Está com algum tipo de dúvida? Além do suporte do wordpress, você conta com uma comunidade incrível na internet que ajuda você a otimizar seu site, coisa que outros CMS não tem em tanta escala.
  • A melhor interface do mercado – Importante este alerta: Tudo sempre é meio complicado no início. Entretanto depois de um tempo, você aprenderá a mexer no WordPress e verá que sua interface é até bastante simples. Ainda assim com essa simplicidade, ainda é possível trabalhar nele de forma avançada.
  • Mecanismos de Busca – O wordpress é uma ferramenta muito favorável aos mecanismos de busca como Google ou Bing. Isso porque ela conta com todos os elementos html que eles exigem na hora de indexar suas publicações. Além disso você pode utilizar plugins que ajudarão ainda mais você melhorar o seu SEO.

Outras facilidades: Ferramentas e plugins

  • Temas – Você está iniciando no uso do WordPress? Então escolha um tema e adapte para a sua realidade. Isso sem dúvida é uma das maiores facilidades da ferramenta.
  • Plugins – No WordPress.com, você poderá utilizar diversos plugins para fazer o que a plataforma original não faz. Hoje existe plugin para tudo que você imaginar. É só testar, e se aprovar, usar o plugin que você desejar.
  • Acessibilidade – Acesse as configurações do seu site de qualquer lugar. Outro diferencial do WordPress é que ele dá a seus usuários muita acessibilidade. O que significa que não é preciso estar no seu computador para conseguir fazer alterações significativas no layout ou conteúdo do seu site. Acessando uma URL específica você pode visualizar todas as modificações que foram realizadas e criar novas.
  • Responsividade – Ele também é responsivo e compatível com sistemas mobile. De seu celular ou tablet é possível publicar novos conteúdos e até modificar a aparência do seu site. Tudo com rapidez e praticidade. E seu site se adapta perfeitamente ao dispositivo que você usar. Isso é muito bom!

Principais desvantagens ao criar um site no wordpress

  • Segurança – Não é que o wordpress seja uma ferramenta “insegura”. A questão aqui é que como o wordpress é a plataforma mais utilizada no mundo, mais hackers e spammers estão de olho nela. É preciso todavia, buscar alguns plugins de segurança para garantir que seu site não seja invadido. Com tudo isso o uso de senhas fortes e a mudança constante de senhas com toda a certeza ajudará a deixar seu site ainda mais seguro.
  • Atualizações – Os temas e os plugins passam por atualizações e por isso o webmaster precisa fazer visitas periódicas ao site. Ele deve entrar no painel do site periodicamente para verificar se alguma ferramenta, tema, plugin ou até mesmo o WordPress.com precisa ser atualizado. Fazendo isso, a segurança não fica comprometida e você corrige esta deficiência.
  • Ferramentas e plugins pagos são caros – Existem muitos plugins na versão “free” que atendem a sua necessidade. No entanto, como em todo lugar do mundo a maioria dos plugins oferece uma versão paga, que na minha opinião são bem caras. Variam de 10 a 150 dólares. Caso você queira investir em um deles, prepare o bolso!

Conclusão

Como em tudo na vida, é preciso avaliar, testar, praticar e se dedicar. Criar um site no WordPress pode ser uma boa alternativa. Outrossim, mesmo com todas essas facilidades, ainda assim você precisará de um webdesigner para criar seu site, ou de um consultor de marketing digital para lhe orientar para que você crie seu material.

Logo após ler esse texto, você decidiu finalmente criar um site no WordPress? Então acesse o site Cadu Ideias e mande uma mensagem para mim. Desse modo podemos conversar sobre o assunto!

Grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu